Concreto Armado: O que é? Quais vantagens e desvantagens?
A primeira utilização do concreto armado partiu das mãos de Lambot em 1849, o francês criou um barco usando telas finas de aço cobertas com argamassa, na época não fez muito sucesso, mas deu início a uma série de estudos que transformaram a forma como construímos hoje.
Quando misturamos cimento, água, areia e brita em proporções desejáveis, damos vida ao concreto, um material que pode ser facilmente moldado, e quando endurecido, apresenta grande eficiência aos esforços de compressão. Por conta do fácil manuseio, o concreto revolucionou a construção civil, permitindo a construção de grandes estruturas que podiam ser facilmente moldadas no próprio local, no entanto, apesar das características favoráveis aos esforços de compressão, o mesmo não resiste bem aos esforços de tração, a resistência a tração é cerca de 10% da resistência a compressão. Este é um problema que limita seu uso, pois em elementos fletidos (vigas) por exemplo, podemos ter esforços de tração e compressão agindo na mesma seção transversal.
Para melhorar o desempenho dos elementos estruturais de concreto, adicionamos aço na região tracionada, a armadura de aço tem a função de auxiliar o comportamento da estrutura, uma vez que, o aço suporta muito bem aos esforços de tração. O união do concreto com o aço cria um novo elemento, que chamamos de concreto armado, este por sua vez, tem a resistência a compressão do concreto e a resistência a tração do aço, um material excelente, com vasta aplicação na construção civil.
O aço presente no concreto é chamado de armadura passiva, pois, ela só é solicitada quando há esforços atuando no elemento, diferentemente do concreto protendido, onde o aço é pré-alongado (armadura ativa). A qualidade do aço dificilmente é questionada, pois seu processo industrial garante que ele tenha as propriedades especificadas pelo fornecedor, no entanto, o concreto feito em obra é bastante suscetível a falhas devido a uma série de fatores, portanto, recomenda-se o uso de concreto usinado para evitar problemas com as propriedades do concreto armado.
O que garante as propriedades do concreto armado, além da qualidade dos materiais envolvidos, é a perfeita aderência entre o aço e o concreto, os dois materiais tem propriedades que favorecem seu comportamento monolítico, por exemplo, os coeficientes de dilatação térmica são muito próximos, desta forma, o concreto e o aço tem encurtamento e alongamento semelhante.
Concreto Armado: Vantagens e Desvantagens
Uma das vantagens do concreto armado é a facilidade em se executar os elementos estruturais no local da obra, estruturas robustas podem ser criadas com diferentes formatos sem muita dificuldade com o uso de formas e escoras. Outras vantagens importantes são:
- Alta disponibilidade de mão de obra;
- Processo construtivo bem difundido no Brasil;
- Alta durabilidade;
- Resistencia ao fogo, choques e vibrações.
Existem algumas desvantagens no uso do concreto armado que podemos citar, como por exemplo, o peso dos elementos estruturais. Como o concreto não resiste aos esforços de tração, esses esforços são basicamente resistidos pelo aço, desta forma, o concreto nesta região tem a função de proteger a armadura de agentes agressivos presentes no meio ambiente, e garantir a aderência entre o elemento de concreto e o aço somente.
Outras desvantagens que podemos citar são:
- Por conta do processo construtivo ser muitas vezes manual, os elementos estruturais costumam apresentar patologias;
- Fissuração na região tracionada;
- Depois de endurecido, é difícil fazer mudanças na estrutura.
Conheça mais sobre Concreto em nosso Blog do Concreto
Para fazer parte do maior Portal do Concreto do Brasil, Cadastre sua Concreteira
Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a Equipe Concreto Usinado.
Revisado por Eng. Bruno Reganati em 21 de fevereiro de 2019
Peça já um Orçamento
Grátis
Selecione o Estado e Cidade da Obra