Utilize nossa calculadora do concreto e calcule aproximadamente quantos metros cúbicos de concreto você irá precisar. Basta selecionar qual será a peça concretada e incluir as dimensões. (Atenção: verifique se a unidade de medida está correta). O que será concretado?
ATENÇÃO: O volume de concreto estimado na calculadora deve ser confirmado com o engenheiro responsável pela obra.
Como temos visto ao longo dos posts, quando pensamos em material construtivo, certamente o concreto é o mais consumido em toda e qualquer obra. Ele é matéria-prima obrigatória para pequenas médias ou grandes obras. Estima-se que são consumidas 11 bilhões de toneladas de concreto por ano. Sabe o que isso significa? Uma média de consumo de 1,9 tonelada de concreto por habitante/ano. Já que o concreto é um insumo fundamental para qualquer construção, desde estradas, pontes, casas, prédios, certamente seu consumo traz grandes impactos para um orçamento. Por isso, saber como calcular concreto de maneira precisa é fundamental. Assim, criamos para você uma calculadora de concreto para evitar desperdícios na sua obra e facilitar todo o planejamento. Mas vamos te explicar aqui como funciona o método para calcular concreto. Preparado?
Certamente saber como calcular concreto é fundamental para garantir uma construção ou reforma sem maiores dor de cabeça. Para começar uma obra, é necessário saber tanto em relação aos tipos quanto às quantidades de materiais que serão gastos durante a execução. E, como já vimos, dentre os materiais, o concreto acaba tendo um impacto muito importante no orçamento. Mas você sabe como calcular concreto de maneira correta?
Grande parte das obras, seja por rapidez, como facilidade e economia, optam pelo concreto pronto, ou seja, o concreto usinado. O concreto dosado em central (CDC), também chamado de concreto usinado, é aquele preparado em empresas concreteiras e é transportado até o canteiro por caminhões betoneiras. Os requisitos do concreto usinado estão definidos na NBR 7212.
Dentre as principais vantagens do uso deste concreto usinado está a possibilidade de maior racionalização do uso de insumos, já que existe um controle tecnológico rígido na quantidade de cada um dos componentes, tais como areia, brita, cimento e os aditivos, além da economicidade em relação à mão de obra. Ou seja, é muito mais prático para calcular concreto para sua obra.
Além disso, também é importante destacar a qualidade do concreto usinado devido, principalmente, ao rígido controle adotado pelas centrais dosadoras.
Em primeiro lugar, temos que padronizar qual será a unidade de medida utilizada para calcular concreto. No caso, utilizamos o padrão do Sistema Internacional de Unidades. Assim, a unidade de medida do volume usado para o cálculo de concreto em engenharia civil é m³, ou seja, metros cúbicos.
Desta forma, quando se fala em concreto usinado ou concreto pronto, ele é comprado por m³, ou seja, para saber quanto comprar no total é necessário calcular o volume das peças que serão construídas na obra. E o que seriam essas peças que são utilizadas como referência para calcular concreto? Elas podem ser, por exemplo:
Um outro ponto muito importante para ser levado em consideração quando o assunto é como calcular concreto usinado: os volumes planos e volumes cilíndricos têm formas diferentes de serem calculados. Mas não se preocupe: nossa calculadora de concreto faz tudo isso por você, de maneira precisa, simples e automática.
Mas, para você saber como faz para calcular concreto:
Quando se trata do cálculo de volumes planos em m³, é muito fácil: utiliza-se a largura multiplicada pelo comprimento e altura. Quer um exemplo? Caso a laje que será construída tiver 18m de largura, 10m de comprimento e 10cm de altura (aqui, é necessário transformar cm para m), a conta fica da seguinte forma:
Já no caso de volumes cilíndricos como, por exemplo, estacas, a fórmula para o cálculo de volume do concreto é mais complexa. Ela passa a ser:
Onde:
Lembre-se de transformar todas as variáveis em metro, ok?
Se você quer saber como funciona calcular concreto para laje, não se preocupe: vamos agora te mostrar. Mas lembre-se que nossa calculadora de concreto faz todo esse cálculo para você, de maneira muito simples e precisa.
Já sabemos que a laje é um dos elementos das obras que mais necessita de concreto. Porém, é importante saber que o volume do concreto usinado necessário irá variar de acordo com o tipo de peça.
No caso, usa-se a fórmula anterior para calcular concreto volumes planos.
Calcular concreto para piso é um cálculo mais simples, quando não existem pontas e nem boleados. Assim, quando o piso é no formato de quadrado ou de retângulo, torna-se muito mais fácil o cálculo de concreto necessário.
Como foi visto, calcular concreto nem sempre é uma tarefa simples, pois há diversas variáveis que vão influenciar na quantidade de concreto necessária para uma obra. Por isso, usar uma calculadora de concreto que leva em consideração toda essa diversidade é uma forma de economizar tempo, ter certeza na precisão da informação e evitar desperdícios de materiais. Para cada tipo de peça há uma fórmula exata para calcular o volume de concreto necessário.
Uma outra dica importante na hora de calcular concreto: é levar em consideração se será concreto bombeado ou não, pois sempre há uma perda mínima que fica, por exemplo, na tubulação. Porém, nossa calculadora de concreto já leva todos esses aspectos em consideração.
Agora que você já sabe a importância de calcular de maneira correta a quantidade de concreto para sua obra e irá usar nossa calculadora de concreto, trouxemos aqui 5 (cinco) dicas fundamentais na hora de comprar seu concreto usinado.
E se você está procurando concreto usinado, certamente você vai encontrar aqui o que você procura, sempre com maior rapidez, máxima qualidade e o melhor preço. É isso que nós, da Concreto Usinado, fazemos: somos um portal de concreto pronto e aproximamos centrais de concreto especializadas e as obras, tudo de maneira muito simples. Através da nossa plataforma é possível receber orçamentos personalizados para a necessidade de cada obra, sempre levando em consideração a otimização em relação à localização. Agora, depois de usar a calculadora de concreto, basta pedir seu orçamento!
E se você quer continuar acompanhando as novidades, notícias sobre concreto pronto, dicas para a sua obra e como calcular concreto? Acesse nosso blog e não perca nenhum post. Para mais informações, entre em contato conosco.